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sábado, 25 de junho de 2011

Passeio surpreendentemente alterado [2/2]

2º passo: desfecho desta história.

          Prontamente num ponto da Avenida Vital Brasil, eu me localizava, pensando mais na situação que eu vivera há pouco tempo na 107T, meio que atordoado. Estar naquele ponto me remeteu do meu primeiro passeio de todos, quando peguei a 107T e fui até o ponto final (TS) da linha, na portaria da USP, visto que, pelo menos aos domingos, a linha não entra no campus. Retornaria para casa com qualquer uma das linhas da área 2 que passam na Rua Alvarenga. São elas: 177P/10 (Butantã USP – Santana | via Rua Cardoso de Almeida), 177H/10 (Butantã USP – Santana | via Avenida Angélica e Parque Peruche) e 701U/10 (Butantã USP – Jaçanã). A primeira coisa que percebi foi que nenhum motorista respeita um ponto localizado na Rua Alvarenga, um totem que quase não existe, literalmente. Eles sempre trafegam nas faixas da esquerda, impossibilitando qualquer sinal. Devido a isso, nesse dia, perdi um Caio Millennium II da linha 701U e fui em outro, da linha 177P, quando já estava no ponto da Vital Brasil. Fui prejudicado, pois minha espera aumentou de quinze para cerca de trinta minutos. Era um domingo.
         Voltando à história atual, quando finalmente me dei conta da situação, quando parei de delirar e cair em indecisão, resolvi que o melhor seria pegar qualquer uma das linhas da área 2 que ali poderiam me atender. Todas passam na Rua Alvarenga, mas lá há um ponto que não é respeitado pelos motoristas, como expliquei acima. Depois de alguns minutos, encostou ao ponto um Millennium da Viação Gato Preto, na linha 702U/10 (Terminal Parque Dom Pedro IIButantã USP), devido ao sinal de uma das pessoas do ponto (eram poucas no ponto, apenas a nível de informação). Quando o vi, pensei comigo mesmo: “Poxa, ainda não tenho nenhum vídeo de Volks traseiro, acho que vou entrar nesse mesmo!”. E o fiz. Fui motivado pelo fato de uma vez ter andado num Urbanuss Pluss Volksbus 17-260EOT da mesma Viação Gato Preto, na linha 875H/10 ( Vila Mariana – Terminal Lapa), que andava hiper bem, além de proporcionar um bonito som. O curioso da história é que eu não sabia se esse Millennium era mesmo Volks, apenas sabia que a Gato Preto tinha uns, mas desconheço informações mais precisas sobre a empresa (por exemplo, se ela tem algum Millennium que não seja 17-260EOT). De modo qualquer: era.
         O motorista não foi tão bom quanto o da 107T, mas deu pro gasto. Nada de interessante aconteceu, nada mesmo. O ônibus não ficou lotado, apenas alguns assentos foram ocupados. Fiz o vídeo normalmente. Meu plano era ir ao centro e, por lá, usar alguma estação do Metrô, a fim de voltar para Santana. Porém, com a integração do Bilhete Único estando ainda ativa, resolvi alterar novamente minha rota: desembarquei na Rua da Consolação.
         No corredor da Rua da Consolação, há três linhas da área 2: a já citada 701U, que passa também na Avenida Vital Brasil, 178L/10 (Hospital das Clínicas – Lauzane Paulista) e 701A/10 ( Vila Madalena – Parque Edu Chaves). A 701A não me serve de modo algum, citei-a apenas por curiosidade.
         Uma coisa me deixou indignado: o feriado me prejudicou novamente. As linhas 701U e 178L contam com vários Millenniums (entre eles, vários O-500U), sendo que a 701U tem até mesmo articulados, mas elas os perdem aos finais de semana e feriados. Os carros de motor traseiro são substituídos por Apaches Vips ou Marcopolos Viales (mais raramente), os únicos dianteiros da empresa que possuem portas à esquerda. Sabe por que isso acontece? Quanto à 178L, não sei ao certo, creio que seus traseiros descansem aos finais de semana ou façam linhas que, para eles, são atípicas, mas quanto à 701U: seus traseiros são deslocados para as linhas que perdem os articulados aos finais de semana, como a 106A aos domingos, por exemplo.
          No painel da parada em frente a Avenida Paulista, via-se a informação de que um carro da 178L viria em dois minutos. Não era mentira: veio o Apache Vip OF-1722M de prefixo 2 1431, um minuto depois. Peguei-o, pois não poderia esperar mais. Sentei-me na frente e fiz um vídeo, pois o ônibus estava vazio naquele momento. O que me chateia é que, além de ser um carro de motor dianteiro, o motorista ainda forçava para que a viagem fosse mais chata do que já estava: falava demais e era lerdo. Depois, passei para trás, e o ônibus lotou na Avenida Braz Leme, o que característica comum da linha, que é realmente demandada.
          Assim termina mais um passeio. Não sei se ainda farei um tão estranho quanto esse, alterado abruptamente pelo itinerário da 107T. Falando em alterações de itinerário, comento o que a linha 179X sofreu: com as alterações determinadas, ela simplesmente trafegou pela Avenida Rudge e pela Avenida Rio Branco, que contêm um corredor de ônibus, mesmo contendo vários carros com portas apenas à direita! Pode isso? Esse é o planejamento estapafúrdio da SPTrans! É, acabou sendo um dia pitoresco, mas essa história não ficou completa, portanto daqui a 1 semana pegarei a linha 106A, num sábado, para ter certeza de que desfrutarei de um articulado.


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