Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ônibus em 18/05/2011

    18/05/2011: um dia que não se difere muito dos anteriores. Estava frio, mas não chovia, e também não houve trânsito. Assim como ontem, vi de manhã Apaches Vip’s na linha 271C/10 (Praça da República – Parque Vila Maria), o que novamente me fez pensar que os S21’s começaram a ser aposentados.
    Cheguei ao ponto 12h32 para retornar a minha casa, e não vi nada de anormal. Veio-me um Apache Vip I OF-1721 da linha 179X/10 (Metrô Barra Funda – Jd. Fontális), que eu poderia pegar, no entanto deixei ir embora por estar lotado. Encostava atrás dele um Apache Vip I OF-1417 da linha 971D/10 (Shopping Center Norte – Jd. Damasceno), e finalmente atrás dele o ônibus o qual peguei, junto com uma menina de três anos e sua mãe: o Apache Vip OF-1722M de prefixo 2 2798 da linha 271C/10. Estranhei, pois é a primeira vez na minha vida que pego um Vip OF-1722M nesta linha. A primeira coisa que reparei, antes de entrar no ônibus inclusive, foi que o motorista que o dirigia era o que sempre aparecia nesse horário com o Apache S21 OF-1417 2 2021, o que realmente me fez pensar que os S21’s foram/estavam sendo aposentados (com a chegada dos novos Millennium’s O500M) e a 271C/10 estava livre deles (o que não é necessariamente melhor, visto que ainda há nela Apache Vip I OF-1417). Um fato é que alguns S21’s não contam mais no cadastro de prefixos da SMT (o 2 2223, por exemplo, que inclusive era fixo na 271C), outros ainda contam.
    Existe uma espécie de “maldição” relacionada à 271C: sempre que nela vem um Apache Vip (às vezes aparece o 2 2038 naquele horário, com outro motorista), ele está com algumas pessoas em pé (digamos que há umas trinta e pouco pessoas no ônibus), já quando aparece um S21, há pessoas ocupando apenas aproximadamente 20 dos 40 assentos de um S21. Parece que essa maldição foi quebrada, pois os escassos 25 bancos deste Apache Vip OF-1722M com espaço para cadeirantes (e sem elevador!) conseguiam acomodar a todos os passageiros.
    Também tenho a falar sobre esse motorista: ele é bem rápido, e inclusive, como a maioria, não tem a paciência de esperar parar no ponto para abrir a porta, sempre abre antes, mas ele em especial de um jeito mais radical do que os outros (parece até que abre a porta quando vê o ponto e aí para de acelerar para o anjo da guarda interferir, e freia em cima do ponto). Não que isso esteja errado, mas é que odeio OF-1722M's mas ele conseguiu fazer eu gostar da viagem de hoje. No Apache S21 que sempre pilotava, aquele barulho de ar sendo liberado referente à abertura da porta era sempre cedo, porém a porta não abria quando ele ocorria, ficava fazendo apenas um “nhec-nhec”, como se quisesse abrir e não pudesse, e então quando ele parava o ônibus, ela bruscamente abria. Porém, hoje o 2 2798 não teve nada disso, pois a porta abriu quando ele “liberou ar”, diferente do S21 que “liberava ar”, mas cuja porta só abria ao parar totalmente. As portas largas do Vip 1722M também contribuem para os que têm medo, de algum jeito, de cair do ônibus quando ele trafega com as portas abertas.
    Como já dito, 25 assentos foi o suficiente para acomodar a todos os passageiros, inclusive eu, portanto o ônibus estava vazio. Quatro pessoas desceram na estação Santana, ao passo que cerca de dez entraram no ônibus. Apesar do aumento no número de pessoas, o ônibus continuou sem carregar ninguém em pé, a não ser aqueles que se levantavam para descer, coisa que fez um estudante um ponto após o Metrô Santana, e coisa que fiz eu um ponto após ele, onde sempre desço, é claro.
    A história poderia terminar no parágrafo acima, mas uma coisa interessante aconteceu: após descer deste 2 2798, que era rapidamente conduzido, vi aleatoriamente colado, bem aleatoriamente mesmo, na 177C/21 (Center Norte – Pq. Edu Chaves), o S21 2 2021, que era fixo na 271C com o motorista que peguei no 2 2798 hoje! Além do atendimento da 177C ter “roubado” o S21, ainda passou no mesmo horário. É algo que não se vê todos os dias, certamente. 
   Finalizo assim, a história contida nesse post...


Apache Vip OF-1722M no qual andei hoje na linha 271C, fazendo a 175P (Metrô Ana Rosa - Parque Edu Chaves). Ele não é nem um pouco fixo na 271C, e estava no lugar do S21 2 2021. (Créditos a Rafael, criador do http://only-buses.4shared.com.)



Um dos S21 que já foram aposentados. O da foto fazia a 271C e era fixo nela. (Créditos a Leandro Matos em http://sampabussa.blogspot.com/)
Apache S21 OF-1417 2 2022, "parente" do 2 2021, fazendo a linha 271C. (Créditos a Rafael, criador do http://only-buses.4shared.com.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário